Bibliófilos e suas bibliotecas

Essa semana, publiquei no Youtube um vídeo com comentários sobre o livro “Fantasmas na Biblioteca”, de Jacques Bonnet. Bonnet é francês, editor, tradutor e… bibliófilo – um colecionador de livros. Na obra, o autor fala sobre como é viver entre (muitos) livros, como é o processo de escolha, organização e leitura das diferentes obras que tem em casa.

Depois disso, fiquei pensando… como são as bibliotecas dos bibliófilos? Afinal, se já temos problemas nas nossas casas com nossos livros, imagina eles (com seus 20, 30, 40 mil ou mais). Abaixo, algumas imagens:

Fonte da imagem
O próprio Jacques Bonnet, que comenta no livro que precisou espalhar seus cerca de 20 mil volumes em diversos cômodos da casa. 

Fonte da imagem

Alberto Manguel, que também tem vários livros publicados sobre o tema (como o “Uma noite na biblioteca” ou “Uma história da leitura”).

Fonte da imagem

José Mindlin, um bibliófilo brasileiro, chegou a ter 45 mil volumes na sua biblioteca. Faleceu em 2010.

Fonte da imagem 

Umberto Eco é um dos autores que defendem que as grandes bibliotecas não são lidas por completo – e nem são feitas com esse objetivo. A intenção é ter tudo por perto, disponível, para quando quiser ler.

Advertisements

10 thoughts on “Bibliófilos e suas bibliotecas

  1. Invejinha das bibliotecas deles =) A minha tem só uma estante por enquanto, mas ela está crescendo hehehehe Preciso achar u emprego que pague mais pra mudar isso =P

  2. Que sonho ter uma biblioteca como a deles…
    Eu li que o Mindlin comprava livros todos os dias. Mas além do amor pelos livros ele era rico, né, assim como todos os outros devem ser também. Um dia vamos enricar e comprar muitos livros! Inxalá!

  3. Mas é como tu mesma escreveu sobre o Eco, Gisele, não precisa ler todos os livros mas é importante ter tudo por perto. Acho que as pessoas que puderam e podem ter uma grande biblioteca dificilmente conseguiram ler cada volume. Algumas obras, por exemplo, servem mais de consulta e não pra ler como um romance, né.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s